A artista possui um prêmio Revelação do Ano (2019) pela Associação Paulista de Críticos da Arte, e duas indicações, uma ao Grammy e outra ao Prêmio Multishow de Música Brasileira
Por: Khananda Beatriz - 25 de outubro de 2022 às 22h30
“Minha cabeça neva de nervoso, agonia, ou aflição, e se eu gosto de alguém e sinto paixão, eu adoeço do coração”, essa frase é da música “Caspa” de Ana Frango Elétrico, , uma cantora com um nome peculiar, talvez, mas que hoje é considerada uma das artistas mais icônicas do cenário do Indie Rock Brasileiro.
Ana Faria Fainguelernt, é uma carioca descendente de um artista plástico e uma psicóloga. Aos seis anos de idade entrou em uma escola de música para realizar aulas de experimentação sonora e, hoje, aos 25 anos, a cantora possui um prêmio Revelação do Ano (2019) pela Associação Paulista de Críticos da Arte, e duas indicações, uma ao Grammy Latino, com o seu álbum Little Eletric Chicken Heart e outra ao Prêmio Multishow de Música Brasileira.
No início deste mês, a equipe do festival de música Lollapalooza, divulgou o seu line-up, uma lista dos artistas que estarão presentes no próximo evento, que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 do mês de março em 2023. Artistas conhecidos e que possuem milhares de seguidores nas redes sociais e nos Streamings de música como, Billie Ellish, Drake , Blink-182, Lil Nas X e Tame Impala estão no cronograma. Mas no próximo ano, além dessas celebridades internacionais, o festival também contará com várias bandas nacionais que não possuem tanta visibilidade assim, mas que são de grande personalidade, como é o caso da própria Ana Frango Elétrico, Aliados, Medulla, Tuyo e O Grilo.
“Desde o começo da minha carreira, eu denomino o meu som com medo de cair na caixa da Nova MPB. No meu álbum Mormaço Queima, por exemplo, chamei o gênero de ‘Bossa Pop Rock Decadente de Pinceladas de Punk’”, disse Ana Frango Elétrico a uma entrevista para o jornal Hits Perdidos, sobre o que é a sua música.
É a primeira vez que a cantora se apresentará em um grande festival como o Lollapalooza, e a artista começou a ganhar público logo após o ano de 2018 com o lançamento do álbum que ela cita na entrevista. No Instagram possui aproximadamente 40 mil seguidores e, devido a sua futura participação no festival, poderá alcançar um público maior, como é o caso do cantor Jão , após a sua apresentação com a música “Idiota”, o artista alcançou a marca de 2 milhões de seguidores na rede e hoje também possui 2 milhões de ouvintes mensais no Spotify.
“A arte original, autêntica é o que move a cultura, mesmo que seja regional. Precisamos olhar exemplos como essa e porque serve de inspiração”, disse Breno Amorim (24), produtor musical no Estúdio Montauk, em Franco da Rocha, SP.
Breno iniciou o trabalho em 2020, era o grande sonho do produtor e, hoje, o seu trabalho é um dos mais procurados da região, principalmente pelas bandas que tocam no festival de música “Franco do Rock”. Para ele, o estúdio precisa oferecer estrutura, bons instrumentos e conforto. Assim, muitos podem alavancar a carreira.
Mais sobre o Coletivo Franco do Rock
Franco do Rock é um nome que se tornou conhecido na década de 90, quando diversos grupos de toda a cidade de Franco da Rocha e região se apresentavam gratuitamente e arrecadavam mantimentos para doação. Hoje, o festival continua reunindo públicos de vários lugares com diferentes estilos e idades.
“Atualmente, o coletivo é formado por 35 bandas regionais e tentamos mostrar a força dessas bandas para o público, enriquecendo a cultura local. A meta é que o poder da música contagie quem toca e quem escuta”, comentou o organizador Emerson Silva (40).
Commentaires